segunda-feira, 11 de abril de 2011

POBRES ENVERGONHADOS, OU PESSOAS COM DIGNIDADE? - 2009

Nos últimos tempos, tem-se falado muito em pobres envergonhados, devido à situação de imprevisíveis alterações nas vidas de muitas pessoas que, porque perderam o emprego que lhes proporcionava estabilidade para viverem uma vida com dignidade, passaram a viver situações de grandes dificuldades, quando há alguns meses atrás, era tudo facilidades.
Lembro que na década de 90 do século passado, em Fátima, na Semana Bíblica Nacional, em que o tema foi:
"Os pobres na Bíblia... e na vida de hoje", foi lá afirmado que a nossa sociedade se está a transformar numa sociedade geradora de pobreza.
Passados década e meia, infelizmente esta afirmação está a bater certo.
Parte desta pobreza vem de pessoas que acreditaram nos Direitos Humanos (a começar pelo direito ao trabalho), tão proclamados pelos políticos, e agora se vêm sem esse direito. Por isso basta de se falar em pobres envergonhados e passe-se a exigir dos políticos que governam, que proporcionem uma vida digna às pessoas.
Passe-se a denunciar o que está mal, e a sensibilizar os políticos para que promovam políticas de justiça social de forma a evitar males maiores. E em vez de se usar o termo de pobres envergonhados, diga-se antes: pessoas com dignidade!

                                                   António Mendes Pinto
                              
                             (publicado no Jornal Praça Pública em 2009)